Páginas

30/05/2010

A vontade de Deus

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Rm 12, 1-2)

Neste texto, dentre outros ensinos para a vida, o apóstolo Paulo nos chama a atenção para algo que é extremamente importante na vida do cristão: Viver de acordo com a vontade de Deus. Logo uma pergunta surge à mente: Como saber qual é a vontade de Deus?
Pare! Pense um pouco! Quantas vezes na vida você já esteve numa situação na qual tinha que tomar uma decisão importante? Como se estivesse numa encruzilhada, com algumas opções, mas que tão somente uma o levaria ao destino pretendido. A pergunta que se segue: Qual a direção certa? Trazendo este questionamento para o nosso tema, a pergunta seria: Qual a decisão certa? Ou seja, qual é a vontade e direção de Deus para a minha vida? Como entender neste momento qual é a vontade de Deus?
A grande dificuldade é que sempre queremos fazer prevalecer a nossa vontade. Oramos: “Seja feito a tua vontade”, mas no fundo queremos que Deus faça a nossa vontade. Muitas vezes Deus está nos mostrando o caminho certo, apontando a direção da vida, da paz. Mas, nós insistimos na direção errada, como o filho que está na iminência de cair e se machucar, mas não dá ouvidos ao alerta do pai, não ouve o conselho da mãe. O resultado quase sempre é desastroso.
O apóstolo Tiago nos dá uma orientação de como fazer, Vejamos: “Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, deveis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como faremos isto e aquilo” (Tiago 4, 13-15). Estas palavras de Tiago nos ensinam que devemos fazer as coisas de acordo com a vontade soberana de Deus. “Se Deus quiser. Se for da vontade de Deus...”.
Voltando ao texto de Romanos, vejamos como fazer a vontade de Deus, a partir das recomendações que ali estão: 1) Apresentar o corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Como faremos isto? Cultuando e adorando a Deus com todo o nosso ser. 2) Interiorizar os valores do Reino de Deus. Assim não pode haver conformação com o pecado. Não podemos nos moldar aos padrões do mundo, que jaz no maligno. Os valores divinos devem agir em nós. Transformar, renovar a nossa mente e nosso modo de viver. 3) Ser sensível a voz do Espírito Santo. Conhecer a Palavra de Deus. Assim haveremos de “experimentar qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus”.
Viver na vontade de Deus é viver de acordo com a Palavra. Fazer a vontade de Deus e agir de acordo com os seus ensinamentos.
Todas as ações, tudo que falamos, todos os nossos pensamentos que não se amoldam às Sagradas Escrituras, estão fora da vontade de Deus. Então, antes de qualquer outra coisa: Pare! Ore a Deus! Leia a Palavra! Medite! Ouça a voz do Espírito Santo! Só depois faça o que tem que ser feito, conforme Deus mandar!
Por fim, A vontade de Deus é que “todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2,4). Jesus é a verdade que se fez carne a habitou entre nós.

Boletim 30/05

Nenhum comentário:

Postar um comentário