Páginas

26/05/2010

Clamar a Deus

No dia em que eu clamei, atendeste-me; alentaste-me, fortalecendo a minha alma. Salmo 138:3

Alcançar o favor dos soberanos não era necessariamente uma tarefa fácil. Um interessante exemplo está narrado no livro de Ester. Adentrar ao “pátio interno”, na corte do rei Assuero significava morte (Ester 3:11), exceto para aqueles a quem o rei estendesse o cetro real, símbolo de autoridade e permitisse a aproximação. Ester ousou buscar o privilégio de ser recebida de bom grado pelo rei Assuero e logrou êxito. O rei lhe estendeu o cetro de ouro que foi imediatamente tocado pela rainha (Ester 5:1,2). Tocar o cetro para receber o favor do rei é um bom exemplo de clamor. Ester clamava pela salvação de seu povo.

A palavra clamor, de acordo com o dicionário Aurélio, tem os seguintes significados:

1.Ação ou efeito de clamar. 2.Grito de súplica; brado, voz, vozear. 3.Rogo, súplica, queixa.
O clamor é parte fundamental na vida do cristão. A Bíblia nos revela as maneiras que devemos clamar e em comum podemos perceber que há retaliações ao que clama.

QUANDO CLAMAR
Todas as vezes que abordamos o tempo certo para algumas ações buscamos encontrar um “quando”. Isto significa pensar que há ocasião certa para determinadas coisas. Não está certo imaginar que para buscar ao Senhor há ocasião certa, se assim fosse estaríamos dizendo a Deus em que momento Ele pode agir e em qual Ele não deveria se intrometer. Em todos os momentos de nossa vida devemos clamar ao Senhor, ou seja, um contínuo “elevar os olhos para os montes”, conforme diz o salmo 121 e reconhecer que o socorro vem do Senhor.

COMO DEVEMOS CLAMAR


Humildade
“lançou-se-lhe aos pés”. Marcos 5:22
Lançar-se aos pés é sinal de prostração e humildade. Jairo não se importou com sua posição social, ou pessoas que estivessem o observando, colocou, literalmente, a boca no pó e clamou ao Senhor.

E estando Manassés angustiado, suplicou ao Senhor seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais; II Crônicas 33:12
O rei Manassés percebeu que não adiantava nada seu título de rei se não houvesse liberdade. Da mesma maneira nós precisamos compreender que dinheiro, bens, família, título, nada disso vale a pena se não formos livres.

Perseverança
Chegaram pessoas da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: A tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre?
O que estas pessoas estavam fazendo ali? Roubando a fé.Somos também assediados o tempo todo por pessoas malignas que querem roubar nossa fé. Devemos, portanto ouvir a Jesus e não aos incrédulos.

A resposta de Jesus encheu Jairo de Fé: Não temas, crê somente.
Jesus não se sentiu cansado, ofegante ou incomodado. Jesus não deixa de atender ao clamor de um aflito.

Busca
Porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada. E imediatamente cessou a sua hemorragia; e sentiu no corpo estar já curada do seu mal. Marcos 5:28,29
Esta mulher não ficou em casa reclamando, murmurando ou sujeita às suas dores, mas foi atrás do Senhor, enfrentou seus medos, os preconceitos, a dor, a fraqueza e foi à luta.
Muitos filhos de Deus julgam-se fracos mas há uma promessa de Deus em relação a nossa fraquezas.
FRAQUEZA→ Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte. II Coríntios 12:10

Intransigência
O cego Bartimeu, ao perceber que era Jesus que passava por aquele lugar, começou a clamar com toda sua força. Quanto mais tentavam impedi-lo mais ele clamava.
Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim. Marcos 10:46-48

MOTIVOS PARA CLAMAR
A Bíblia nos ensina a necessidade de clamarmos com todo vigor
Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. Jeremias 33:3
Conforme vemos na mensagem dada ao profeta Jeremias o clamor não é apenas para os que estão em lutas, mas também para aqueles que querem receber visão do Senhor para sua vida.


CONCLUSÃO
Uma das mais importantes motivações para o clamor é a CERTEZA DE RESPOSTA. Lembremo-nos do exemplo de Jô, um homem sem família, amigos, bens ou saúde, mas confiante na resposta de Deus.

Os meus parentes se afastam, e os meus conhecidos se esquecem de, mim. Os meus domésticos e as minhas servas me têm por estranho; vim a ser um estrangeiro aos seus olhos. Chamo ao meu criado, e ele não me responde; tenho que suplicar-lhe com a minha boca. O meu hálito é intolerável à minha mulher; sou repugnante aos filhos de minha mãe. Até os pequeninos me desprezam; quando me levanto, falam contra mim. Todos os meus amigos íntimos me abominam, e até os que eu amava se tornaram contra mim. Os meus ossos se apegam à minha pele e à minha carne, e só escapei com a pele dos meus dentes. Jó 19:14-20
Mesmo diante de todas estas situações terríveis narradas por Jô veja qual era sua convicção.
EU SEI que o meu redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Jó 19:25

Nenhum comentário:

Postar um comentário