Páginas

26/04/2010

Obediência e renúncia: requisitos para um líder de êxito

.............................................................................................
Quem quiser ser líder de uma multidão vai ter que renunciar uma "multidão" de coisas. Tudo na vida tem um preço, seja você nascido de novo ou não. A nossa salvação, que nos é dada pela graça de Deus, custou o preço mais alto do Universo: o sangue de Jesus, derramado na cruz do Calvário. Então, se você quer ser um líder da Visão Celular, se você quer ter sucesso com Deus, tem que seguir três passos: renunciar, continuar renunciando e viver renunciado.

Renunciar é dizer sim pra Deus sempre - Todas as vezes que você disser "sim" para Deus, renuncia alguma coisa. Não existe ninguém que tenha dito este "sim", sem que tenha algo para consertar ou para deixar para trás.
A definição de renúncia é: Desistir (da posse ou exercício de um direito); abdicar, resignar, abandonar, deixar espontaneamente a posse de, recusar, rejeitar, abjurar de, renegar (Dicionário Michaelis).

A renúncia e a obediência caminham juntas - No reino de Deus não existe ninguém que renuncie sem ter o caráter de obediência. Para renunciarmos, precisamos conhecer a rota do obedecer. A maioria de nós tem duas heranças de desobediência:

1. A adâmica - Desde o Éden o homem decidiu desobedecer e a primeira pessoa que ele decidiu desobedecer foi Deus, que representa a maior figura de autoridade. Quando falamos de desobediência, falamos de quebra de princípios de autoridade. Um exemplo dessa quebra é o desrespeito dos filhos aos pais.

2. A da falta de educação - A nossa sociedade é doente porque não fomos educados em casa. Muitos pais não tiveram - ou não têm - voz de autoridade sobre os filhos, que causasse impacto sobre a vida destes. Às vezes nós mesmos subjugamos ou subestimamos a voz de autoridade de nossos pais. Por isso, o mundo está neste nível de desobediência. Existe uma babá eletrônica chamada televisão, carregada de ingerências malignas na sua programação, que está formando os nossos filhos e influenciando-os, para os transformar em pessoas com a mente totalmente voltada para as coisas mundanas e afastá-los de Deus. Por isso, dentro da nossa casa, lutaremos para termos homens e mulheres reeducados, com a natureza de Adão quebrada e recebendo a natureza de Cristo.

Para sermos obedientes, precisamos quebrar o jugo adâmico e o da má educação. E, para alguém aprender a renunciar e a obedecer, precisa ter o caráter de Jesus.

O que é ser obediente?

É ter submissão à autoridade legítima; é se sujeitar e ter docilidade (dicionário Michaelis). Obedecer também não é concordar. Quantas vezes você não concordou com seu chefe, mas teve que obedecer?

O maior exemplo de obediência é o de Jesus, que deixou a Sua glória e resolveu vir a Terra, sofrer, morrer e ressuscitar para nos salvar. Humanamente falando, achamos que Deus Pai poderia ter escolhido outro meio para salvar a humanidade, mas, na Sua infinita sabedoria e por Seu amor que excede todo entendimento, Ele resolveu que Seu Filho deveria passar por todo aquele sofrimento. E, Seu Filho obedeceu, para que todos nós pudéssemos ter vida através dEle:

"E, achado na forma de homem, (Jesus) humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz" (Filipenses 2:8)

Para Jesus morrer, teve que anular a própria vontade. Ninguém pode dizer que já se renunciou, se ainda se sente afrontado com isso. Renunciar é deixar de viver a própria vontade para receber e viver a vontade de outrem.


Um dia, um centurião romano foi até Jesus buscar a cura de um servo muito enfermo (Mt 8:5-10). Nesse texto o centurião fala sobre obediência e autoridade, e Jesus não questionou. Se fosse outra pessoa, poderia dizer: "Quem és tu, para me ensinares sobre obediência?". Mas, a Bíblia diz que Jesus se admirou, ou seja, ficou maravilhado com a fé daquele homem, que resultou na cura do servo sem Jesus nem mesmo ir à casa do centurião, e este estrangeiro acabou sendo honrado no meio dos judeus.

O limite da obediência - A obediência tem um limite: até a morte (Filipenses 2:5). Não é para estabelecermos nossas próprias cláusulas, artigos, etc.
Se procedermos em obediência sempre, teremos uma recompensa tremenda: seremos exaltados.

A recompensa da obediência - "E, achado na forma de homem, (Jesus) humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai."
(Filipenses 2:8-11)


A obediência nos dá um nome honrado, que abre portas para sermos um sucesso. Quando começamos a fazer a coisa correta, debaixo da obediência, a vida que temos em Cristo faz com que todas as portas certas se abram. Deus está dizendo que, quando seguimos a rota da renúncia e da obediência, seremos honrados. O Salmo 112 diz que a geração do justo terá um nome com dupla honra. Isso quer dizer que você será honrado


"Humanamente falando, achamos que Deus Pai poderia ter escolhido outro meio para salvar a humanidade, mas, na Sua infinita sabedoria e por Seu amor que excede todo entendimento, Ele resolveu que Seu Filho deveria passar por todo aquele sofrimento. E, Seu Filho obedeceu, para que todos nós pudéssemos ter vida através dEle."

pelos seus discípulos, em suas células, em sua casa, onde você estiver. Não existem portas fechadas para quem tem um nome honrado. Veja o que a Bíblia diz sobre a importância de um nome limpo:

"Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro." (Provérbios 22:1)

Mediante a sua obediência, Deus vai lhe livrar de situações embaraçosas, de vergonha, dos vexames. Por isso, tenha sempre em mente que:

- Obediência a Deus não requer entendimento. Não precisamos entender as coisas para obedecê-lO.
- Toda obediência requer uma renúncia e toda renúncia traz um fruto compensador.
- Se você renunciar algo que o Senhor mandar, Ele vai lhe dar uma grande bênção.
- Nenhuma renúncia é agradável, toda renúncia é dolorosa.
- Renunciar o ego é difícil, tem um preço alto.
- Não existe renúncia barata, toda renúncia é valorosa.
- Toda renúncia significativa tem por trás de si uma história de vida.
- Se você quer ser um homem de história, tem que renunciar.
- Ninguém renuncia para não ter nada. Deus nunca vai exigir renúncias para que você saia perdendo.
- Toda renúncia consciente em Deus tem passos para o sucesso.
- Quem não obedece, perde.
- Todos os obedientes são prósperos.
- Pela obediência, começamos a compreender o que Deus está querendo.
- Todos os que, pela obediência, são vaiados, pela obediência serão aplaudidos.




Deus abençoe os irmaos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário