Páginas

17/04/2010

O Verdadeiro Arrependimento - Rasgai Vosso Coração

“Todavia ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal.” Joel 2:12 e 13
O povo hoje tem uma séria dificuldade de obedecer a Deus. Ou melhor, não ficar muito tempo servindo e adorando somente a Deus.Deus repreende seu povo muitos então voltam ao primeiro amor num ato de arrependimento.
Deus, mais uma vez, prova Seu amor por esse povo ao dar uma nova chance,o Senhor lembra o povo da Sua grande benignidade e misericórdia, chegando a dizer que Ele se arrepende do mal!
Porém, o que mais me chama atenção nessa passagem é quando o Senhor diz que o povo deveria rasgar o coração e não as vestes. É interessante que Ele começa falando de conversão, ou seja, transformação, mudança de rumo. Essa conversão tinha que ser verdadeira, de todo coração, não apenas da boca para fora. Por isso, o povo devia não apenas cumprir aquele ritual de arrependimento: rasgar as vestes, se vestir de pano de saco e se prostrar no pó. É possível que muitos tenham feito isso pensando que assim conquistariam o coração de Deus, porém, por não rasgarem juntamente os seus corações, o Senhor desprezava essa falsa humilhação.
Deus nos mostra, por meio dessa passagem, que os olhos Dele não estão voltados para as nossas atitudes externas, mas sim, para a intenção do nosso coração. Ele não está interessado em gestos e rituais vazios. Ao contrário, Ele quer um coração contrito e quebrantado (Sm 51:17), um coração sincero diante Dele.
Aqui reside uma grande lição: não adianta fazer os maiores sacrifícios, as maiores obras, nem mesmo o maior gesto de humildade, se o coração não for sincero. Isso seria apenas uma mentira, ou farsa . Deus não quer sacrifícios, Ele quer nosso amor sincero, nossa devoção sincera.
Quando realmente nos arrependemos, não é preciso sequer atitudes humilhantes para demonstrar esse arrependimento, porque o Senhor conhece o coração. E Ele não resiste a um coração arrependido. Faz parte da Sua natureza se compadecer e perdoar. Afinal, Ele nos prova somente com o objetivo de nos fazer voltar aos Seus caminhos e nos perdoar, pois nos ama profundamente.
O desejo do Pai continua sendo o mesmo hoje. Ele quer que a cada tropeço, a cada pecado nosso, realmente prostremos o nosso coração diante Dele em arrependimento. E não somente esbocemos externamente um arrependimento que não existe no coração. Nosso Deus é rico em misericórdia, está sempre aguardando o nosso retorno, exige apenas que esse retorno seja verdadeiro, pois não suporta a falsidade.
Isso é maravilhoso! Podemos ser sinceros com o nosso Deus, Ele nos ama como somos e deseja nos aperfeiçoar a todo o momento nos preparando para o grande dia quando vamos nos encontrar com Ele.
“O Senhor olhou com amor ardente a sua terra, e perdoou o seu povo” (Joel 2:18).


Deus abençoe os irmaos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário