Páginas

29/04/2010

Jovens que fazem a diferença

Quem andar pela cidade de Belo Horizonte e prestar atenção vai reparar na hora: os ipês-amarelos estão floridos. Nem é preciso ser um observador tão atento assim. As flores de um amarelo vivo se destacam em qualquer paisagem, seja em um edificio cinzento ou em meios a outras árvores. Esteja onde estiver e seja de qualquer altura for, um ipê-amarelo florido se destaca onde está. Ele faz a diferença colorindo sua paisagem com sua vida e com sua beleza.


A metáfora do ipê amarelo devia fazer parte da vida do jovem cristão todos os dias. Em meio as situações adversas ou em um ambiente pouco favorável - como edifícios cinzentos das cidades grandes - lá está ele, dando cor ao ambiente, com um testemunho diferente de todas as outras pessoas. Não há como passar sem observa-lo, sem admirá-lo.


Mesmo entre outros jovens - as demais árvores que estão por perto - sua postura é diferente, porque ele não se alegra em fazer os que os outros fazem ou se omitir e passar despercebido onde está. O ipê sabe para o que foi criado: para florecer onde estiver, pintando o mundo com o colorido do amor de Deus.


Nos dias atuais, ser jovem não é facil. Ser cristão, então, nem se fala. As pressões vêm de todos o lados, exigindo atitudes para ser aceito, para ser considerado moderno, para ser tido como "normal". " Tem namorada?", Consegue ´pegar ` quantas em uma noite?", " Vai a balada hoje? Nossa! vai para aquela igreja de novo? Você não enjoa? Que chatice!", " Vamos sair para tomar uma?", "Já fez vestibular? Não?!", " E aí, já arrumou um emprego?".


Quem não tem respostas para todas as perguntas, não usa roupa da moda e não se porta como o mundo deseja não pode fazer parte do grupo dos "normais". Mas, peraí, quem disse que o jovem cristão quer e deve ser como os demais?


A barulheira do mundo ás vezes é tão ensurdecedora que nos faz esquecer do que almejamos para a vida. Não queremos fazer o que o mundo faz. Não queremos ir aos lugares que os outros vão para nos sentir bem. Não precisamos de nada disso. Lembre-se da metáfora: não nascemos para ser como as outras árvores.


Só a certeza de que somos portadores de uma Verdade e de um amor transformadores pode nos fazer jovens de destaque. O Senhor nos chama a cada dia para essa difícil missão de dar um testemunho diferente do que o mundo sugere. Ele nos chama a cada dia para um compromisso que o mundo não é capaz de oferecer e cumprir.


Mas o desafio de florescer como ninguém mais, em um ambiente muitas vezes árido e insípido, não é para qualquer um, só para os corajosos. "Jovens,eu vos escrevi, porque sois forte, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno." ( 1 Jo 2.14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário