Páginas

02/03/2010

Liberdade!

Quem não quer? A galera então!Todo adolescente quer bater asas, cortar as amarras, ser dono do próprio nariz, dar uma de filho pródigo, aquele da parábola de Jesus: pegou a grana do pai, pôs a mochila nas costas e se mandou… Longe do papai, longe da mamãe, livre para fazer o que desse na telha. Sem limites, sem obrigações, sem escola, sem horários, podendo sair com os amigos, ficar com uma e com outra gatinha, transar, se desse… Podia até cheirar, fumar, injetar, ficar doidão.
Foi tudo muito irado… No começo. Então veio um cansaço, uma saudade… Quem diria? Saudade de casa, do pai, da mãe, daquele irmão chato, da cama, do cantinho, do lar… Baixou um vazio! Pior ficou quando o bolso também esvaziou. Sem dinheiro, sem amigos! É assim o mundão…
Não queria, mas tinha de trabalhar, qualquer coisa pra ganhar um dinheirinho (papai estava longe) e comer alguma coisa (mamãe também estava longe). Sem referências, sem currículo, sem família, foi muito difícil. Mas conseguiu um trabalhinho: apascentar porcos! Diríamos por aqui: catador de lixo em Gramacho. É verdade que todo trabalho é honrado, mas aquele era muito sujo e fedido!
E não é que o cara se arrependeu! “Era manero com o papai, a mamãe e até mesmo com o irmão. Eles me amavam! Sabe de uma coisa? Eu vou voltar. Vou pedir perdão. Talvez papai me aceite de volta. Essa minha liberdade é uma droga de prisão…”
O papai aceitou sim. Fez um festão. E alguém descobriu que apesar dos momentos ruins, em casa, com algumas regras, é melhor…

PS - A intenção de Jesus, ao contar a parábola do Filho Pródigo, foi ressaltar o amor do Pai do Céu, que recebe de volta e perdoa prontamente o pecador que, arrependido, se volta para Deus…

Nenhum comentário:

Postar um comentário