Páginas

29/03/2010

Deus escolhe as pessoas para usa-las


“Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos” (Mt 22.14)

Pode não ser as pessoas que você imaginaria. Poderíamos dizer imediatamente: “Pessoas com nível universitário”. Ou talvez “pessoas talentosas”. Ou até mesmo: ”Pessoas que julgamos quase perfeitas”.
Por Sua parte, Deus parece sair de Seu caminho para escolher a pessoa inesperada. Por que? A fim de que, como diz a Bíblia, “nenhum homem se glorie diante de Deus”. (1 Coríntios 1:29)
Entenda, Deus quer a glória pelo que Ele fez e está fazendo. E os recrutas que Ele procura para levar Sua obra a frente provavelmente se parecerão bem diferentes das pessoas que poderíamos ter escolhido. Nós nos apegamos à aparência das pessoas ou à lista de realizações que elas fizeram. Mas Deus olha direto para o coração.

“Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações”.Jr10-10
Chamada Exclusiva – É aquela na qual Deus escolhe determinadas pessoas para ocuparem determinados lugares ou realizarem determinadas obras.
Todo cristão é chamado por Deus. Todo cristão recebe muitos chamados de Deus. Há o chamado abrangente de Deus, Seu chamado para uma vida santa, Seu chamado para compartilhar futuramente a glória de Deus e das recompensas do céu, e seu chamado para a sua vocação e situação na vida.
O chamado da salvação de Deus é para o arrependimento (Lc 5.32), das trevas para a maravilhosa luz (1 Pe 2.9), pela graça de Deus (Gl 1.6), com santa vocação (2 Tm 1.9), para a paz (1 Co 7.15; Cl 3.15), para a liberdade (Gl 5.13), para a comunhão com Cristo (1 Co 1.9), e para a vida eterna (1 Tm 6.12). Tendo sido chamado para pertencer a Jesus Cristo (Rm 1.6), você é, então, chamado para viver em santidade (1 Ts 4.7), para ser santo (Rm 1.7), para ser piedoso (2 Pe 1.3), e para herdar as bênçãos (1 Pe 3.9).
Todo cristão é chamado para servir. O chamado geral de Deus para o serviço é para todos, e cada um de nós tem um lugar de serviço especialmente designado. Cada um é uma parte especial do corpo de Cristo e tem uma função específica (1 Co 12.27). Cada um faz parte do edifício de Deus (1 Co 3.9) e tem seu próprio lugar (1 Pe 2.5). Devemos ter em mente que o chamado de Deus é segundo o Seu propósito (Rm 8.28), por isso, devemos conhecer qual o propósito, a vontade de Deus para a nossa vida. “Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor” (Ef 5.17).
Todo cristão é enviado por Cristo como Cristo foi enviado pelo Pai (Jo 20.21). Cada um que respondeu ao Seu chamado para “vir” é responsável pela Sua ordem de “ir”. A frase, “e eis que estou convosco”, é para os que obedecem ao chamado para “ir”, no versículo anterior (Mt 28.19,20). Não somos chamados para ir até as mesmas pessoas ou lugares, mas todos somos chamados para ir. Ninguém está isento.
Ninguém pode substituir você. Ninguém pode jamais fazer todo o seu trabalho por você. Deus lhe deu um ambiente especial e um conjunto específico de experiências da Sua fidelidade, além de uma personalidade, e Ele investiu a Sua misericórdia e graça em você de modo que possa abençoar algumas pessoas mais do que qualquer outro poderia. Você é o instrumento mais perfeito de Deus para algumas tarefas. Você tem o seu próprio papel a desempenhar no plano de Deus, e ninguém pode substituir você. Nenhum de nós tem o direito de concluir: “Se eu não obedecer a Deus, algum outro me substituirá”.


Deus abençoe os irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário