Páginas

18/10/2010

Sedentos por Deus

O SENHOR É A FONTE INESGOTÁVEL

(ISAIAS: 44:3-4 - Pr. Aroldo)


"Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e minha bênção sobre os teus descendentes; e brotarão como a erva, como salgueiros junto às correntes das águas".

INTRODUÇÃO:

Vivemos nos últimos anos, tempo de preocupação com o nosso Planeta, no que diz respeito ao aquecimento global. O ser humano com a sua forma de viver, buscando sempre a tecnologia, vem, a cada dia, destruindo mais e mais o nosso planeta, de tal forma que os estudiosos do assunto chegam a dizer que em vinte anos teremos problemas sérios de falta de água, bem como de aquecimento da terra. Este fenômeno acontece em nosso planeta, pela destruição do ser humano, que vive de forma egoísta, querendo sempre, tirar proveito de tudo, sempre em benefício próprio. Não conseguimos pensar de forma coletiva, no bem de todos. Na esfera espiritual não é assim. Veremos o que Deus tem para nós através deste texto tão belo, em Isaias 44. Convido você a pensar neste texto comigo, procurando tirar lições para a nossa vida.

CONSIDERAÇÕES GERAIS:

O texto mencionado me chama a atenção por alguns aspectos maravilhosos:

1. Derramarei água sobre o sedento.

O verbo derramar nos leva a entender que a água será derramada em abundância; que não faltará água para o Senhor derramar. Ele não está dizendo que estará pingando água, aos poucos, com conta gotas, de forma minguada; mas, está dizendo que vai derramar água. Quem derrama, não está preocupado com a quantidade; mas, o faz com abundancia. Esta água vem da sua própria fonte, que derrama incessantemente. Ele é a fonte inesgotável.

Ele mesmo derramou a água. Outra coisa que julgo ser muito importante neste texto, é que Ele não terceirizou o derramar. Ele mesmo fará isso; Ele mesmo estará derramando esta água sobre o sedento. Ele, ao derramar, o faz segundo a sua própria vontade, segundo a sua própria medida; Ele é quem está derramando; não é outra pessoa qualquer, mas, o próprio Senhor quem derrama, segundo a sua vontade. "DERRAMAREI"
Derramarei água. Água é a fonte da vida. Ninguém vive sem água. Por essa razão, o Senhor derrama aquilo que é mais importante para sobrevivência do ser humano. Ele é a fonte inesgotável. Em João 4:10, Jesus fala para a mulher samaritana: "Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva". Jesus é a própria água viva. Jesus é a água que jorra eternamente. Ele se doa aos sedentos; àquele que tem sede, e deseja beber da sua fonte. Em Jesus não há aquecimento global; não há deserto; a sua fonte jorra eternamente. No versículo 14 Jesus fala: "Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrario, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna".
Essa água é sem medida; por isso ela é derramada. Quem derrama, o faz a vontade, sem controle.

A água no sentido espiritual representa o Espírito Santo. Vejamos o texto de Ezequiel 37:24-28: "Tomar-vos-ei de entre as nações, e vos congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra. Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. Dar-vos-ei coração novo e porei dentro em vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro em vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis. Habitareis na terra que eu dei a vossos pais; vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus". É por essa razão que somos batizados com água. A água representa o aspergir do Espírito Santo sobre as nossas vidas; significa o lavar dos nossos pecados; significa a troca do nosso coração de pedra por um de carne. Sem essa lavagem da água purificadora, pura, limpa, que corre do trono de Deus, seremos pessoas imundas, impuras, sem condição nenhuma de chegarmos a Deus.

4. Sobre o sedento:

Essa água que o Senhor vai derramar é para o sedento. Ele não o fará para aquele que não deseja dessa água. Somente para o sedento. É como derramar água em um terreno árido; rapidamente aquele terreno chupará a água, pois, ela está sedenta. Assim poderemos derramar mais, mais... Todo cristão deveria estar sedento de Deus. Deveríamos ser como essa terra sedenta árida, que carece da chuva. Nós como cristãos, devemos ter esse desejo de Deus, para que Ele derrame sobre nós da sua graça, do seu amor, da sua misericórdia. Percebemos que o Senhor tem um carinho especial para com o sedento; para com aqueles que O buscam em espírito e em verdade. "Se alguém tem sede, venha a mim e beba". "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Deveríamos ter sede da Palavra de Deus, da intimidade com Deus, de estarmos em comunhão com Deus, com a igreja, principalmente estarmos presentes nas reuniões de oração, onde há promessa de Deus, da sua presença.

O Senhor está dizendo ainda, no versículo três, que ele derramará o Seu Espírito sobre tua posteridade e a sua bênção sobre os teus descendentes. Isso nos deixa feliz, pois a bênção que é derramada sobre nós, será estendida também para os nossos filhos.

Brotarão como a erva:
Brotarão como a erva, como salgueiros junto às correntes das águas. Brotar, significa o prosseguimento da vida, significa prosperidade. Uma das coisas mais encantadoras de se ver, é o germinar de um grão que só pode acontecer com a presença da água, como já disse, a fonte da vida. É comum no Nordeste, as pessoas fazerem os seus plantios em época de estiagem, porque sabem que o grão só vai germinar, quando chover. Galhos secos, árvores que pareciam estar mortas; com a chegada da chuva começam brotar imediatamente e, em pouco tempo, estão completamente verdes novamente. O salmo 1:3, afirma: "É como a árvore plantada junto a correntes de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido". Como podemos ver nesses vários textos, a água é a fonte da vida e, Jesus é a nossa fonte abundante e eterna, que jamais secará. O sedento que recebe esta água passará por dificuldades, por desertos, por momentos difíceis, mas, jamais perderá a esperança, porque sabe que Deus estará sempre presente em sua vida; Deus jamais o abandonará.

LIÇÕES PARA A NOSSA VIDA

1 DERRAMAREI:

Precisamos ter plena certeza que as promessas de Deus jamais falharão. É a promessa do Senhor para a nossa vida: Derramarei sobre vós o meu Espírito. Quando depositamos a nossa confiança em Deus, quando podemos confiar nele entregando a nossa vida em suas mãos, podemos esperar confiantemente, pois, Ele jamais se esquecerá das suas promessas. O Salmo 37:5 afirma: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, o mais Ele tudo fará".

2 DERRAMAREI:

O que nos dá plena segurança é que Ele mesmo está prometendo; DERRAMAREI. Ele não mandou dizer; Ele não mandou derramar. A promessa é dele mesmo: DERRAMAREI. Isto nos leva a ter plena segurança; plena certeza. É Ele e não outro quem vai derramar. Isto é maravilhoso, porque em Deus nós podemos confiar.

3 ÁGUA:

A água representa a vida. Sem água não há vida. Representa também o Espírito Santo. A promessa de Deus para o sedento é que Ele vai derramar água, ou seja, o Espírito Santo sobre nós, os sedentos, sem medida, para que tenhamos vida e vida em abundância. Este texto de Ezequiel 37 é muito claro em suas afirmações: "Aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei". O cristão sem o derramar do Espírito Santo está completamente morto em seus delitos de pecados; não poderá celebrar a Deus. A palavra usada aqui pelo Senhor no versículo 25 é imundícia, que vem de imundo. Imundo significa: Impuro, sujo, sórdido, indecente, imoral, obsceno. É isso que nós somos perante a santidade de Deus. Por isso carecemos ser lavados pela água purificadora que vem direto do trono de Deus.

4 SEDENTO:

Irmãos vivemos tempos difíceis na igreja de Deus, onde as pessoas esfriaram a sua fé. Não vemos mais pessoas se levantando às madrugadas para estarem na presença de Deus; Não vemos mais as pessoas envolvidas umas com as outras, pastoreando e sendo pastoreadas, se interessando pelas outras. Parece-me que já chegamos o tempo que o próprio Jesus profetizou que nos últimos dias a fé das pessoas haveria de esfriar. Por isso não nos empolgamos mais com a pregação, com o louvor, com a adoração; e, muito menos com a oração. E, quem não gosta de orar, está morto espiritualmente. A evidência de vida espiritual em um cristão é o desejo de orar; de estar na presença do Pai. Precisamos ter sede de Deus, para termos prazer na celebração.

5 BROTARÃO COMO A ERVA:

O sinal de vida de um cristão é que ele produzirá frutos. Quando recebemos o aspergir do Espírito Santo, é impossível continuarmos inativos, sem produzirmos frutos, sem levarmos a palavra de Deus a outras pessoas. O Espírito Santo nos incomoda a prática de um cristianismo dinâmico, puro e verdadeiro. Nós brotaremos como a erva, que germina cresce e produz muitos frutos. Você deseja ser assim? Então esteja sedento de Deus que Ele cumprirá a sua promessa sobre a sua vida.

CONCLUSÃO:

Diante deste texto da Palavra de Deus em Isaias 44, podemos tomar duas atitudes: A primeira é entendermos que isso não é para nós, visto que já temos uma vida completamente santa e pura e não precisamos mais do agir de Deus.

A segunda é olhar para este texto e enxergarmos a nossa imundícia, a nossa vida pecaminosa, buscarmos a misericórdia de Deus e pedir a Ele que troque o nosso coração endurecido, de pedra, por um coração sensível ao que Deus quer falar conosco; um coração de carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário