Páginas

18/02/2013

ABRAÃO AMIGO DE DEUS - I Parte



Abraão é um dos personagens mais marcantes da história bíblica. Isto porque, ele foi chamado por Deus para ser o pai dos judeus, povo de onde viria o Messias. Sua vida de fé, obediência e intimidade com Deus, fez com que ele alcançasse, não só o título de “pai dos judeus”e “pai da fé” como também, se tornasse o único personagem da Bíblia denominado de “amigo de Deus”.
Abraão tinha uma amizade especial com Deus porque ele não somente foi  um espectador, mas Abraão foi participante do ministério de Deus como companheiro de Deus.   Vamos ver as três características de um amigo de Deus.  
A VIDA DE ABRAÃO ANTES DA CHAMADA DE DEUS
1. Local e data de nascimento: A cronologia bíblica calcula que o nascimento de Abrãao deu-se por volta de 2166 a.C., em Ur dos caldeus, cidade que ficava na antiga Suméria, a 160 km a sudoeste de Babilônia, próximo ao rio Eufrates.
2. Seu primitivo nome: Seu nome original era Abrão (Gn 11.26), que significa “pai elevado” ou “pai das alturas”. Posteriormente, Deus mudou-lhe o nome, que passou a ser Abraão, que significa “pai de uma multidão” (Gn 17.5).
3. Sua família: Abraão é descendente de Sem, através de Terá (Gn 11.10,26). Casou-se com Sara (Gn 11.29-31) e teve dois filhos: Ismael, filho de Agar (Gn 16.15,16); e Isaque, filho de Sara (Gn 21.1-3). Após a morte de Sara, casou-se com Quetura e teve outros seis filhos (Gn 25.1-3).
 CHAMADA DE ABRAÃO
Três exigências o Senhor fez a Abraão:
1º. Sair da sua terra (Gn 12.1 a): Deus tinha uma outra terra para a descendência de Abraão, uma terra fértil e abundante. Na verdade, o que Deus queria era que Abraão partisse sem olhar para trás, e sem o sentimento de retorno. Nada daquela terra deveria prendê-lo;
2º. Sair do meio de sua parentela (Gn 12.1 b): Com exceção da sua esposa Sara, ninguém mais da família deveria acompanhá-lo naquela peregrinação. Abraão levou seu sobrinho Ló consigo, e, posteriormente, teve que arcar com as consequências (Gn 12.4; 13.7-12).
3º. Ir para uma terra que Deus lhe mostraria (Gn 12.1 c): A ordem divina tinha um sentido missionário, onde a vontade divina deveria prevalecer para o completo sucesso do projeto na vida de Abraão. Na verdade, os desafios da chamada de Abraão revelam a importância de sua disposição para sair de sua terra, abandonar o conforto de sua casa e, obedecer sem reservas a voz do Senhor.
POR QUE ABRAÃO FOI CHAMADO DE AMIGO DE DEUS?
Abraão desenvolveu, ao longo de sua vida, uma relação de amizade com Deus. A amizade entre Deus e Abraão nasceu de uma relação de confiança mútua. O elemento–chave do relacionamento entre Deus e Abraão foi a fé. Abraão aprendeu a viver por fé, devido a sua capacidade de obedecer a palavra de Deus. Além disso, algumas passagens bíblicas descrevem Abraão como o amigo de Deus. Vejamos:
• Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo (Is 41.8);
• Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo? (II Cr 20.7).
• E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus (Tg 2.23).


SERÁ QUE NÓS TEMOS AS CARACTERÍSTICAS DE ABRAÃO E PODEMOS SER CHAMADOS DE AMIGOS DE DEUS? 
- Confiança, Fé, Obediência, Renuncia, fazem parte de requisitos em uma amizade verdadeira. Será que como Abraão temos requisitos para sermos amigos de Deus? 


Escola Bíblica Dominical
Mª Carmen/ Classe dos Jovens - 17 de Fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário